Ingredientes:
2 Peitos de pato
1 copo de Vinho do Porto
1 copo de sumo de laranja
Sal q.b
Pimenta q.b.
Preparação:
Descasque e leve a cozer as batatas, num tacho, com água e uma pitada de sal. Depois de cozidas, reduza-as a puré. Adicione uma noz de manteiga e envolva tudo muito bem, tempere de sal, pimenta e noz-moscada a gosto.
Comece por aparar a gordura em excesso do magret de pato, sem lhe tirar a pele. Faça uns golpes no lado da pele, sem chegar à carne, em forma de losangos. Tempere com sal e pimenta. Numa frigideira, antiaderente, bem quente e sem gordura, coloque os peitos de pato a cozinhar, com a pele para baixo.
Deixe dourar bem a pele na própria gordura, se ficar com muita gordura, retire o excesso dessa gordura, pois o magret deve corar na própria gordura, mas sem fritar. Quando a pele ficar tostada, vire o pato e deixe cozinhar mais uns minutos. Deve-se comer o magret mal passado, senão fica rijo e sem sabor. Retire o magret para uma tábua e deixe-o repousar.
Entretanto faça o molho: numa frigideira adicione o vinho do Porto e o sumo das laranjas, deixe reduzir o molho até que a água se evapore e o molho fique com uma textura mais sólida, só assim o molho ficará reduzido no ponto certo.
Corte, na tábua, o magret de pato, às fatias. Sirva com arroz branco ou puré de batata-doce (neste caso optei pelo arroz).
Fonte: Sapo