quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Como fazer uma dieta alcalina?



Para fazer uma dieta alcalina é necessário que o cardápio tenha 60% de alimentos alcalinos como pepino, orégano ou tofu e 40% de alimentos ácidos como ovo, maçã, iogurte ou arroz, por exemplo. Essa divisão pode ser feita através do número de refeições, assim, ao fazer 5 refeições por dia, 2 podem ser refeições com alimentos ácidos e 3 apenas com alimentos alcalinos.

Esta dieta é ótima para diminuir a acidez do sangue, ajudando a equilibrar o organismo e a prevenir o aparecimento de doenças como gripes e resfriado. Além disso, ajuda a desintoxicar o organismo facilitando o emagrecimento, sendo por isso uma dieta aliada para quem quer perder peso.


Os alimentos permitidos na dieta alcalina são os alimentos alcalinos como:

Sal mineral, adoçante stévia;
Pepino, couve;
Salsinha, coentro;
Algas marinhas, erva de trigo;
Semente de abóbora.

Alimentos moderadamente ou ligeiramente alcalinos como abacate, beterraba, tofu, limão, quinoa ou espelta também são permitidos.

Cardápio da dieta alcalina:

O cardápio da dieta alcalina é apenas um exemplo de como se pode fazer essa dieta, e não deve ser seguido sem o aconselhamento de um médico ou nutricionista.

Café da manhã - granola com morangos e bebida de arroz.

Lanche da manhã - chá de salsinha com torradas de espelta.

Almoço - tofu estufado com quinoa e salada de pepino, cenoura e pimentão temperada com azeite e suco de limão. Abacate para sobremesa.

Lanche - chá de gengibre com pão de espelta.

Jantar - pescada cozida com batata e brócolos temperados com azeite e vinagre. Para a sobremesa, melancia.

Ao longo do dia é permitido beber chá de salsinha ou água com pH superior a 7, podendo se verificar o pH no rótulo da embalagem da água mineral.

Fonte: Scimed


Printfriendly