A Península de Yucatán é a porta de entrada para o mundo da civilização Maia. É nesta região que se pode encontrar o maior número de vestígios arqueológicos, traduzidos nas impressionantes ruínas de Uxmal e Chichén Itzá, ambos designados como Património Mundial pela UNESCO em 1996 e 1988, respectivamente.
Local de visita obrigatório pelos turistas devido à magnitude do espaço e importância histórica, Chichén Itza é uma das cidades Maias mais bem preservadas do México, tendo sido considerada uma das novas 7 maravilhas do Mundo.
O Templo em forma de pirâmide tem 28 metros de altura e 365 degraus (um por cada dia do ano), provavelmente projetado pelos astrónomos para adorar o Sol, sendo possível observar neste sítio arqueológico durante o nascer do sol, no solstício de inverno e de verão, o aparecimento de uma serpente nos degraus do templo, desenhada através de sombras.
Outrora centro principal da cultura Maia, esta cidade teve várias ocupações. A mais antiga situa-se a sul e não está datada, sabe-se apenas que foi abandonada em 670 d.C e mais tarde reconstruída e ampliada, no séc. XII.
Visita obrigatória na sua próxima viagem ao México.