1 lata grande de ananás
1 lata de leite condensado
70 g de açúcar
20 g de amido de milho (Maisena)
8 gemas + 4 claras de ovo
Preparação:
Escorrer muito bem as rodelas de ananás, reservando a calda. Picar grosseiramente as rodelas de ananás e colocá-las num passador de rede com um recipiente por baixo para recuperar o líquido. Deixar escorrer durante 2 horas.
Colocar a calda de ananás e o líquido de escorrer este no copo de um liquidificador ou de uma picadora. Juntar o leite condensado, o amido de milho e as gemas. Bater muito bem, até obter um creme homogéneo.
Transferir o preparado para um tacho. Aquecer em lume muito brando, mexendo sempre com uma vara de arames até obter um creme espesso e bem ligado. Envolver o ananás picado e retirar do lume.
Transferir o preparado para um tabuleiro de louça - ou taças individuais. Deixar arrefecer por completo.
Colocar as claras e o açúcar numa batedeira. Bater as claras em castelo bem firme. Decorar a superfície do doce com as claras batidas, com o auxílio de um saco de pasteleiro - ou usar uma colher de sopa.
Colocar no forno, debaixo do grelhador bem quente, apenas até as claras batidas ficarem douradas. Retirar do forno e deixar arrefecer por completo. Reservar no frigorífico durante umas horas antes de servir.
Fonte: elvirabistrot